
Organização
Os estudos sobre o Património Alimentar da Lusofonia têm sido desenvolvidos de forma sistemática no meio académico português e brasileiro, em articulação com instituições de perfil cultural diverso (com destaque para museus e autarquias), graças à investigação de um vasto grupo de pesquisadores, congregados no projeto transnacional DIAITA: Património Alimentar da Lusofonia.
É com o objetivo de divulgar junto da sociedade civil os resultados publicados com o financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian que se promove o presente ciclo de conferências. Destina-se esta iniciativa a revelar tanto a documentação escrita (Scripta) analisada e livros produzidos, como as fontes materiais (Realia).
O ciclo organiza-se em duas sessões, nas quais se abordam pilares da formação das identidades das culturas alimentares portuguesa e da lusofonia. Do período anterior à fundação de Portugal, considera-se a matriz mediterrânea, trazida por Gregos e Romanos até à Península Ibérica, bem como a cultura indígena (dos Lusitanos), sessão denominada “A globalização alimentar do Mediterrâneo Antigo”. Já sob o signo da nacionalidade, assiste-se, durante a Idade Média e a Época Moderna, tanto à afirmação da literatura culinária em língua portuguesa, património escrito e cultural que muito deve às influências de outras cortes europeias, bem como ao influxo de novos alimentos e hábitos na “dieta” (regime alimentar e modo de vida) dos Portugueses e dos Europeus, em resultado do contacto com os Novos Mundos. Esta sessão do ciclo intitula-se “Alimentação e saúde em terra e no mar: das cortes e mosteiros ao quotidiano dos navios”.
Atendendo aos dois núcleos temáticos estruturantes do ciclo de conferências, criou-se um evento itinerante, levando os participantes a espaços que, na cidade de Lisboa, melhor contextualizam os assuntos de cada sessão, a saber: a Academia de Marinha e o Museu Nacional de Arqueologia.
Comissão Organizadora
Carmen Soares
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Maria Helena da Cruz Coelho
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Inês de Ornellas e Castro
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Francisco Contente Domingues
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Carlos Fabião
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
Herlander Zambujo
Academia de Marinha
João Abel da Fonseca
Academia de Marinha
Comissão Executiva
Ana Proserpio
Projeto DIAITA
João Pedro Gomes
Projeto DIAITA
Rita Costa
ProjetoDIAITA
Entidades Organizadoras
DIAITA: Património Alimentar da Lusofonia
Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra
Imprensa da Universidade de Coimbra
Centro de História da Sociedade e da Cultura da Universidade de Coimbra
IELT: Instituto de Estudos de Literatura e Tradição da FCSH da Universidade Nova de Lisboa
UniArq: Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa
Associação Portuguesa de Estudos Clássicos